quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Scrivener

Depois de há uns tempos ter lido no 43 folders a opinião do Merlin Mann sobre o "estúdio para escrita" Scrivener fiquei com alguma curiosidade em experimentar o referido software.
De facto, depois de fazer o tutorial que acompanha o editor, fiquei bastante entusiasmado com o software. Vale a pena experimentar a trial que permite utilizar por 30 dias. Mas no meu caso não creio que valha a pena gastar os $34.95 para aquilo que escrevo. Não que seja muito caro, até porque dei mais que isso pelo textmate, só que o textmate é algo que eu uso todos os dias, se eu de facto escrevesse mais do que esporadicamente, como acontece com personagens como o Merlin Mann ou o Pavlina que vivem de escrever nos seus sites ou se fosse escritor de livros ou artigos, de certeza que iria utilizar isto durante uns dias e provavelmente pagar por ele. Assim, parece-me um bom software, mas não se aplica às minhas necessidades.
De qualquer maneira aconselho a que se experimente para ter contacto com os conceitos de organização que eles propõem. Não posso deixar de pensar que ao escrever este post podia utilizar alguns desses conceitos, mas não creio que para um blog como este com a pouca dedicação que me permito ter-lhe justifique o investimento.

No appleblog, surge um artigo que faz uma comparação ao de leve entre algumas aplicações com os mesmos objectivos, entre elas está por lá também o Scrivener (e também o yojimbo se bem que não percebo porquê já que não tem os mesmos objectivos das restantes).

Sem comentários: