sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

GTD

Como referi antes, já tentei com algum sucesso começar a utilizar o sistema GTD para organizar as tarefas que tenho em "fila de espera". Os resultados foram sempre satisfatórios mas a implementação nunca foi a melhor e juntamente com a escolha de software, na altura por conveniência, e que talvez sofra de falta de integração com os meus métodos de trabalho, tenha levado a um fim prematuro. No meu caso específico, talvez uma implementação web funcionasse melhor ou então algo com mais integração com o próprio OS X e com o quicksilver (se bem que o kinkless permitia introdução de tarefas via quicksilver mas de um modo algo complicado).

Ainda não desisti da ideia de voltar a utilizar o GTD, mas gostaria de ultrapassar primeiro alguns problemas que surgem durante a implementação, como por exemplo a questão a que nível de profundidade deve entrar a tarefa no GTD? Ou seja até que ponto devo dividir uma tarefa sem estar a criar trabalho excessivo só de organização de GTD ou até que ponto a tarefa é tão grande que se não for dividida perde o sentido usar o GTD?
Outra questão que se coloca tem a ver com a "tarefa seguinte", toda a filosofia do GTD é aparentemente ( e digo aparentemente porque como disse no post anterior nunca li o livro do David Allen) orientada à "tarefa seguinte". Regra geral as minhas tarefas não parecem ter um encadeamento obrigatório, o que me leva a crer que devo estar a dividir as minhas tarefas talvez a um demasiado alto nível.
Mas mesmo apesar destas falhas, o facto de ter organizado tudo o que tenho para fazer é o suficiente para notar um aumento enorme de productividade consequência talvez de passar a ter uma espécie de mapa do que se vai fazer a seguir, mesmo que as tarefas sejam independentes e não tenham um encadeamento lógico. Penso que este aumento se deve à redução da procrastinação causada pela indecisão sobre o que fazer a seguir que surge normalmente quando temos um grande número de tarefas a realizar.

Outro problema interessante, é colocado aqui. No meu caso este problema não surge entre tarefas, como no caso do autor do artigo, que apesar de não o dizer explicitamente deixa implícito pelo uso da expressão update my "next actions" que utiliza o sistema GTD. No meu caso este problema surge de manhã e em pausas que vou fazendo durante o dia. Ver títulos de RSS, ler os poucos artigos que sobram depois da filtragem de títulos, ler os e-mails, etc... consome mais tempo do que devia. O autor do artigo original pede aos utilizadores sugestões, o que indica que tal como eu detectou o problema mas não tem ainda uma solução.

Já agora, fica a questão, que RSS's nacionais de notícias genéricas costumam subscrever? Tenho tentado utilizar como fontes de notícias nacionais "O Público" e o "Portugal Diário", mas ambos publicam notícias a mais e com frequência ultrapassam os 100 títulos diários cada um. Gostaria de encontrar uma fonte de notícias nacionais que não fosse tão bloated como estes.

Sem comentários: