quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

"Deslargai-me"...

Este é um dos posts que já tinha aqui em "draft" há uns tempos. Tem a ver com algumas dicas para tentar minimizar interrupções e distracções quando se está a trabalhar!

A dica nº 1 refere algo que já falei num dos posts sobre GTD, a vantagem de ter uma lista do que fazer.

Quanto à nº 2 acredito pouco na sua praticabilidade especialmente num ambiente de trabalho tipicamente português, onde o pessoal não está educado para trabalhar!

A dica nº 4, sobre os filtros do e-mail também é bastante útil, os filtros que uso juntamente com a minha configuração do Mail Act-on também já foram descritos num post anterior, o grande problema é manter os filtros "up to date", especialmente para quem trabalha em muitos projectos pequenos/médios.

Para lidar com o problema que ele tenta resolver na dica nº 5 eu tenho um filtro de mails para trabalho que são processados prioritariamente, os restantes vão sendo despachados quando der jeito.

Atenção à dica número 6: "Set your IM status", o estado deve reflectir de facto a disponibilidade, utilizadores que estão sempre "Busy ou sempre "Away" tendem a que lhes aconteça uma de duas coisas:

  • Tornam o IM inútil porque os seus contactos não sabem quando de facto está Away ou quando está lá mas não quer ser incomodado (deveria estar Busy) e portanto não podem confiar no IM para enviar uma mensagem de facto urgente.
  • Os utilizadores habituam-se a que o estado "Away", "Busy" para aquele contacto significa o mesmo que "Available" já que é sempre esse o seu estado mesmo quando está on-line.

Dá para ver que eu sou defensor do uso correcto dos IM's, penso que a maioria dos utilizadores actualmente deveria mesmo ter formação sobre o uso de IM's para aprender sobre as consequências de um maus uso dos estados.

A dica nº 8 funciona, pude comprová-lo recentemente quando os meus headphones devido a um mau contacto deixaram de servir para ouvir música.

Pessoalmente a dica nº 11 não me agrada, já passo demasiado tempo sentado e fico com demasiada energia acumulada, mesmo sem arranjar mais uma desculpa para estar mais uma hora sentado à frente do computador, se estamos numa situação em que necessitamos de fazer isto, então estamos muito desorganizados. Digo isto porque o trabalhador normal produz muito pouco, eu não sendo um exemplo de organização, consigo ter uma produtividade brutalmente acima do normal devido a desenvolver métodos para me facilitar o trabalho, por isso no dia em que precisar de ficar a trabalhar à hora de almoço deve haver muitos colegas que passam cá as noites todas durante um mês inteiro. A conclusão é que acredito haver sempre maneira de encurtar as tarefas ou organiza-las de modo a não precisar de recorrer a esta solução.

A dica nº 15 é para mim um dos maiores segredos da produtividade para quem trabalha com computadores. Neste aspecto nada se compara a um desktop linux, eu utilizei durante muitos anos o Windowmaker com uma configuração que tentarei descrever aqui num post futuro e por vezes até eu ficava impressionado com a eficiência com que conseguia trabalhar.

O que se tenta evitar no nº16 é um dos maus hábitos que adquiri por utilizar Linux e Mac OS. Especialmente em Linux em que a utilização de múltiplos desktops cada um deles com funções específicas e bem definidas e a configurabilidade dos wm's (no meu caso o Windowmaker) permite mudar de aplicações sem a perda de tempo que o Alt-Tab causa.

Ái o 17... se não consultar durante o dia, o número de títulos nos feeds RSS cresce de tal maneira que não os consigo despachar, eu culpo os sites de notícias genéricas que publicam várias vezes a mesma notícia sobre vários títulos e dividem a notícia em várias, etc..., se alguém me souber indicar um site de notícias genéricas não sensacionalista agradecia (tipo reduzir os títulos de notícias genéricas de 100/dia para 20 ou 30/dia).

4 comentários:

Gothic disse...

Já conheces o Destakes.com ? =)

Marco Lopes disse...

Por acaso não conhecia, vou experimentar alguns dos feeds de notícias generalistas que eles lá indicam a ver se algum tem menos títulos do que os que subscrevo agora (Portugal Diário e Público).

Obrigado pelo link.

Anónimo disse...

Boa tarde caro amigo de Portugal. Como esta o mercado de trabalho na area de TI por ai?

Marco Lopes disse...

Já teve melhores dias, se estás a pensar vir trabalhar para cá, arranja emprego cá antes de saires daí, porque de outro modo não tens hipótese.