terça-feira, 16 de janeiro de 2007

É rápido e é prateado!

Falo de novo claro do Quicksilver, chegou devagarinho, instalou-se e agora até já pagava por ele se fosse preciso...
Primeiro instalei-o só porque queria um launcher para chegar mais rápido às aplicações que uso com alguma frequência mas não a suficiente para estarem na dock. Depois descobri que podia aceder directa e rapidamente aos detalhes dos contactos do Address Book, gerir múltiplos clipboards, controlar o iTunes, procurar dentro das mais diversas aplicações (por ex. iCal), adicionar ou alterar tarefas dentro de um ficheiro do Kinkless GTD, acrescentar linhas a ficheiros de texto sem os abrir, etc...
Recentemente descobri que posso fazer pesquisas em vários sites web a partir do Quicksilver (google, wikipedia, dictionary.com, youtube, etc...). Já começo a pensar que não há nada que isto não faça.
Uma coisa que não tinha percebido de início e fui percebendo com o uso é que uma chamada normal ao Quicksilver (ctrl-space por omissão) é seguida de 3 passos opcionais:
  1. O sujeito - ou seja o nome da aplicação, website, ficheiro, etc..., numa operação simples não precisamos sequer de passar ao segundo passo já que a opção selecionada é regra geral a que queremos (até porque o quicksilver tem boa memória)
  2. O verbo - a acção a executar, se na primeira caixa estiver o nome de uma aplicação ou ficheiro sem um tipo de acção associado aqui por omissão aparecerá "Open", se tiver um website a que tenha associado a acção pesquisa aqui aparecerá "Search for...", podemos sempre navegar com os cursores para mudar a opção selecionada se existirem outras opções.
  3. Este terceiro caso só aparece em algumas situações, no caso de uma pesquisa na net é onde entramos o texto a pesquisar, no caso de estarmos a introduzir linhas num ficheiro de texto é aqui que procuramos o nome do ficheiro (neste caso inverte-se a situação utilizamos o . para escrever texto puro no primeiro campo "Append To..." no segundo e o nome do ficheiro neste)


Esta "lenga-lenga" sobre o Quicksilver serve um pouco para tentar passar a ideia do que é o Quicksilver, eu tenho reparado que não consigo passar a ideia e já vi que os próprios autores têm essa dificuldade, já que o descrevem como:
A unified, extensible interface for working with
applications, contacts, music, and other data.
Mas a melhor maneira de saber como funciona o Quicksilver é usar, quem tem Mac OS aconselho que instale e experimente, quem não tem, aconselho que investigue e tente descobrir algo parecido para o seu sistema.
De facto é assim tão bom...

Como nota final deixo um link para um telecast sobre os catálogos no Quicksilver, na barra lateral na secção "Related Posts (Theoretically)" existe uma lista de outros screencasts sobre o Quicksilver, possivelmente alguns até mais interessantes do que este como por exemplo este que não sendo tão informativo serve bem para mostrar como pode ser útil.

Sem comentários: