quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Mais backups

O Martian Lifeboat é mais um software de backups para Mac, engraçado e tal mas não me parece merecedor dos €13.99 que o autor pede.
Então porque o publico aqui? Muito simples, o Martian Lifeboat tem um princípio engraçado e só digo que não vale o dinheiro porque aqui há mais ou menos um ano eu fiz um workflow no automator em 2 minutos que fazia exactamente o mesmo que este software.
Infelizmente, o disco de 300G para onde os meus backups automáticos (e não só backups, alguns dados que não necessitavam de cópias ficavam exclusivamente por lá) iam, findou-se antes do disco onde se encontram os originais.
A solução consistia em utilizar uma coisa chamada folder actions para detectar quando uma certa drive, neste caso o meu disco externo firewire 800, fosse montado e nesse momento correr um workflow que sincroniza o backup com a versão original (sem apagar nada do lado dos backups), o script usava o rsync.
Fazia com isto o backup de todas as fotografias que vou tirando e que já se aproximam das 6 000, das versões tratadas destas fotografias (na prática um backup da lib do iPhoto) e também um backup de toda a minha lib de música.

Posso dizer pela experiência que tive com este sistema que foi uma das melhores e mais práticas soluções de backups que já implementei, funcionava de forma totalmente automática, tendo como ponto fraco a pobre qualidade do hardware actualmente, com especial incidência nos discos rígidos que aparentemente desde que passaram a barreira das 7200 RPM's passaram a ser quase descartáveis.

Sem comentários: