sexta-feira, 4 de maio de 2007

E lá em cima, está o quê? [Actualizado]

Como na versão anterior me esqueci que havia pelo menos três utilitários que não estão no arranque e só aparecem depois de correr uma determinada aplicação aqui fica a correcção.
Inspirado no facto do Merlin Mann ter feito o mesmo, vou descrever o quê que eu tenho na minha barrinha do menu do meu Mac.


Da esquerda para a direita tenho:

  • O adium, quem já mexeu num Mac provavelmente conhece, é um cliente para vários protocolos de messeging, aqui mudo o estado das contas nos diferentes servidores, individualmente ou em grupo.

  • Basicamente uso o GimmeSomeTune para buscar automaticamente as letras das músicas no iTunes, a única aplicação que conheço que faz isto como deve ser (isto é, sem intervenção humana) para além desta é uma widget para o dashboard, e como o dashboard me enterra um bocado o computador..., só arranca quando o iTunes arrancar.

  • Desenvolvida pelo mesmo pessoal do quicksilver, esta também só arranca quando outra aplicação arrancar, o Terminal. Chama-se Visor, descrita no MacOSXHints como "Quake-like Terminal, invokable via a hot key", permite configurar uma tecla ou combinação para fazer aparecer uma janela do terminal em "shade" mantendo a aplicação actual activa, ainda não criei muito o hábito de aceder ao terminal por aqui.

  • O inevitável quicksilver, que dispensa qualquer tipo de apresentação.

  • Virtuedesktops, uma aplicação para suporte de múltiplos desktops em Mac OS X, talvez existam melhores, e de vez em quando tem dado alguns problemas, ainda estou a considerar fazê-la desaparecer.

  • Outro que dispensa apresentações, o Google Notifier.

  • MainMenu, uma aplicação para correr as tarefas de manutenção do sistema, dá um jeitão.

  • Esta vem com o sistema, e mostra o estado da bateria, já a tive a mostrar o tempo que a bateria ainda dura, mas acabei por remover essa opção porque o dropdown dá-me essa informação e assim poupo uns pixeis. Durante uns tempos utilizei o Slim Battery Monitor, mas fiquei com a impressão que a bateria se estava a desgastar mais, tal como o coconutBattery parece confirmar.


  • Segue-se o controlador de volume, este também vem com o sistema.

  • Depois vem o controlador do airport, que também vem com o sistema

  • Outra que vem com o sistema, o controlador do bluetooth, muito útil porque costumo sincronizar o telemóvel com o computador com alguma frequência.

  • O Magical, apesar de no site aparecer primeiro a versão alpha para download, por baixo está também a versão estável, permite um sem número de configurações e mesmo a versão alpha é bastante estável.

1 comentário:

rui vaz disse...

Só falta o Menu Meters...