sábado, 12 de maio de 2007

Top 10 Mac utilities by lifehacker

Este artigo no lifehacker, para mim tem bastante interesse porque me levou a instalar 3 aplicações no meu computador e aconselha mais 3 que eu já estava a utilizar.
As novas aplicações que instalei são as seguintes:

  • Ejector - Normalmente depois de instalar uma aplicação lá ia eu ao finder desmontar o dmg, por vezes alguns ficavam montados, esquecidos. Esta aplicação permite um acesso rápido a estas acções.

  • AppDelete - Não sei bem como, mas é suposto remover tudo o que uma aplicação instala, a médio/longo prazo espero ver os efeitos da sua utilização.

  • RCDefaultApp - É um painel de controlo que fica disponível no system preferences e controla muito mais do que file associations. Permite controlar, handlers para protocolos, file types, extensões, mime types, etc... Foi a aplicação que mais me impressionou destas 3 e era a única da qual nunca tinha ouvido falar. Aconselho.


As aplicações que já utilizava antes são as seguintes:

  • Magical - Foi o melhor relógio/calendário que encontrei para a barra do menu até hoje.

  • Growl - É uma daquelas que instalei só porque precisava de algo que me avisasse dos e-mails, e depois descobri que se vai tornando indispensável em muito mais situações. Permite inclusive enviar ou receber notificações via rede.

  • Quicksilver - Também só o instalei para ter uma forma rápida de lançar aplicações, e agora uso-o até para fazer uma sandes mista! Nem tenho descrição para o que é o Quicksilver, mas diria que é A aplicação para Mac.


O Hazel, já tinha sido aqui referido há uns meses e nunca "passou o teste", porque folder actions é algo que o sistema traz de raiz e não me parece que se justifique pagar por uma aplicação que o que traz de novo é um interface gráfico drag & drop para isso.

Acertar seis em dez, parece-me tornar este artigo interessante. Ainda não tive tempo de ver as aplicações sugeridas nos comentários, mas se alguma me convencer, concerteza a irei referir aqui.
Os links para aplicações aqui referidas estão todos disponíveis no artigo original.

3 comentários:

Marco Batista disse...

AppDelete, aqui é mais Zapp.

Anónimo disse...

Demorei uns clicks para me certificar do que pretendo partilhar contigo.
Para o lugar do AppDelete e mesmo do Zapp sugerido pelo Marco, tens uma aplicação Portuguesa (desenvolvida por portugueses - julgo que é só um): SuperPop.

Marco Lopes disse...

O Zapp é um bocado mais caro que o AppDelete :D
Obrigado pelas dicas, vou experimentar ambos!