sábado, 5 de maio de 2007

Ubuntu

Estive a instalar o Ubuntu 7.04. A instalação foi feita para substituir a versão anterior do Ubuntu que já tem estado há uns bons tempos no meu desktop PC.
A instalação não teve um bom começo. Logo no momento de escolher o tipo de arranque o, na altura ainda não o sabia mas veio a revelar-se mais tarde, LiveCD não detectou o meu teclado wireless USB, logitech. Falha grave, há 4 ou 5 anos seria admissível, hoje em dia não. Felizmente a opção que necessitava era a default, e foi só esperar que o tempo para escolher terminasse.
O meu PC já tem uns anos, já que o meu investimento em vez de ser num upgrade foi na compra de um Mac, e o LiveCD demorou alguns minutos para arrancar. Nada de muito estranho, mas já se estranha que nem um cursor a indicar actividade tenha aparecido, simplesmente um fundo castanho-alaranjado e um cursor em forma de seta. Por esta altura já se confirmava que o rato estava a ser detectado.
Ao fim desse período de espera surgiu uma mensagem a dizer "There was an error starting the GNOME Settings Daemon". Pelo restante conteúdo da mensagem fiquei com a ideia que a situação poder-se-ia manter após a instalação, por esta altura comecei a pensar se não teria por engano gravado o LiveCD já que tudo indicava que o GNOME estava a arrancar a partir do próprio CD. Pouco depois a minha dúvida foi esclarecida, de facto era um LiveCD, mas que traz um programa de instalação que se corre a partir do GNOME como se faz com qualquer outro software.
Fiz então duplo clique sobre o icon para arrancar o programa de instalação, não aconteceu nada, ou se aconteceu mais uma vez não houve indicações que estava a acontecer, depois de algumas tentativas, aparentemente frustradas tentei clicar com o botão do lado direito e no menu de contexto escolhi a opção "open", ao contrário do que acontece no GNOME depois de instalado, isto demorou uns segundos a desenhar o menu no ecrã. Esperei mais um pouco e concluí que algo devia ter resultado pois na barra do fundo apareceu a indicação que o software estava a arrancar. Estava com receio que as várias tentativas resultassem em várias instâncias do instalador, mas isso não aconteceu.
Segui com a instalação, tudo foi correndo bem, até que cheguei à parte em que tinha que particionar o disco. Como disse anteriormente estava a reinstalar um computador que já continha uma instalação prévia e a minha intenção era manter as partições, formatando algumas delas (/, /boot e a swap). Descobri nesta altura que me tinha esquecido de verificar qual era a partição correspondente às "homes", que eu queria manter sem formatar. Felizmente como estava em ambiente LiveCD não tive que interromper a instalação para o fazer (se bem que já há muito que quase todas as distribuições trazem pelo menos uma consola activa que nos permite fazer coisas deste tipo).
Depois disto foi deixar correr, esteve mais de uma hora a instalar, mas tudo correu bem à primeira. Ao contrário do que aconteceu quando fiz o upgrade para a versão 6.xx desta vez não notei a perda de performance enorme que aconteceu então.
Na utilização já detectei algumas correcções de bugs e vários melhoramentos nos interfaces de configuração do desktop.
Agora já só me falta descobrir como é que removo a porcaria da applet "Network Manager" que não me serve para nada e não consigo encontrar maneira de a desactivar.

PS: Entretanto descobri como remover o "Network Manager", num procedimento digno de ter sido inventado pela Microsoft para o seu Vista, em vez da opção "Remove from panel..." como aparece no menu de contexto de outras applets a única forma que encontrei para remover esta foi ir ao menu "System->Preferences->Sessions", escolher a tab "Startup Programs" e des-seleccionar a opção "Network Manager".

Sem comentários: