sábado, 3 de fevereiro de 2007

Gmail Vs Thunderbird

Em linux, eu sou utilizador do Thunderbird, mas desde que tenho um Mac deixei de ver mails no Linux, não por qualquer problema que tivesse, mas pelo facto do Mac ser portátil e dar-me acesso ao Mail onde estiver.
Assim neste momento utilizo duas soluções de e-mail, o Mail.app que já descrevi com algum pormenor, há uns tempos como o uso e o gmail. Confesso que no gmail não tenho um esquema de gestão de mails tão avançado como no Mail.app, apenas cerca de uma dezena de labels e 4 ou 5 regras que classificam automaticamente os mails com alguns desses labels. A restante classificação faço-a manualmente, os mails são mantidos na Inbox enquanto estão unread ou enquanto existir alguma acção associada a eles, assim que nenhuma destas condições seja satisfeita o mail é arquivado.
Em ambas as soluções tenho conseguido manter a Inbox limpa de e-mails. No lifehacker há alguns dias atrás esteve em discussão qual o melhor, Gmail ou Thunderbird, existem várias opiniões, cada um com o seu ponto de vista, é sempre interessante ver as vantagens e desvantagens que cada um encontra em ambos os clientes de e-mail.
Eu pessoalmente optei pelo Mail.app e não pelo Thunderbird porque o Mail.app é mais leve e mais rápido, mais simples e tem melhor integração com o sistema, especialmente com o Apple Address Book. Apesar dessa simplicidade o Mail.app, à boa maneira do Mac OS permite ao utilizador avançado complicar e suporta plugins. Em tempos estive à espera que o Thunderbird suportasse o Apple Address Book, mas actualmente já não trocava de novo para o Thunderbird.

Sem comentários: