sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

To Hazel or to Folder Actions?

Através deste post no Apple Blog, soube da existência do Hazel.
Utilidades para um software deste tipo, estou a ver várias. Desde o exemplo dado no Apple Blog de organizar automaticamente a directoria de downloads, até automatizar backups.
O registo do software são $16 (segundo o google €12.3143231) o que não é assim tão caro (porém as moedas de €0.0000031 são difíceis de encontrar), mas por outro lado este software na prática não é mais do que um frontend para as folder actions.
As vantagens deste software sobre as folder actions são basicamente duas:
  1. Permite criar listas de regras (e segundo o Apple Blog salvar e usufruir de um repositório público que não consegui encontrar)
  2. Permite organizar e re-aproveitar as ditas listas de regras
  3. Não obriga à aprendizagem de AppleScript, e tem um frontend agradável que não requer a escrita de código

Existe ainda uma última vantagem que não coloquei na lista por ser mais relativa mas a verdade é que ainda só criei uma vez uma folder action para fazer uns backups e não estou a ver para breve a criação de uma para organizar a pasta de downloads, já que não domino o AppleScript e não é uma linguagem que me atraia.
Na prática isto quer dizer que ou eu me resolvo a desembolsar os $16 e passo a ter o disco mais organizado ou continuo a dizer a mim mesmo que posso fazer o mesmo que este software faz com folder actions e acabar por nunca fazer nada.
Nesta equação entra ainda o automator, este software está para as folder actions como o automator está para o Apple Script, o que ameniza bastante a vantagem nº3 já que o automator pode em muitos casos retirar a necessidade de recorrer ao AppleScript para obter os fins desejados.

Daqui a uns dias já devo ter uma resposta a estas questões, por essa altura deixo-as por cá!

Sem comentários: