sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Ái fotos...

A minha "biblioteca" de fotografias tiradas por mim com máquina digital desde 2002 aproxima-se das 6000 fotografias. Se antes tinha as fotos desorganizadas em directorias numa estrutura tipo /<ano>/<Evento>/ o que tornava impossível encontrar uma fotografia específica, desde que comecei a utilizar Mac OS X passei a utilizar o iPhoto o que amenizou bastante o problema de não encontrar a foto desejada.
Se eu já acho, como se pode ver no post anterior, que para arquivar documentos normais uma estrutura de directorias é muito fraca então para algo como fotografias ainda mais se agrava esta situação. Na estrutura de directorias que falei tudo funciona bem se tirarmos fotografias a meia dúzia de eventos por ano e procurarmos sempre um determinado evento e não "aquela fotografia em tu estás com aquela camisola azul que ficou tão bem". No meu caso então, em que a qualquer momento me dá para pegar na máquina e fotografar qualquer coisa só para ver como sai, muitas fotos não pertencem a um evento específico sequer.

Dentro do iPhoto o sistema de tags nativo é excelente para encontrar qualquer fotografia específica, evento, "rolo" (no iPhoto cada importação gera um conceito de rolo) ou época. Com a ajuda do iPhoto Keyword Assistant então catalogar fotos é um instante. Como truque para manter toda a lib catalogada criei também uma "smart folder" em que a única condição para a fotografia aparecer nessa "smart folder" é não ter nenhuma tag. Assim numa lib que se aproxima das 6000 fotografias terei pouco mais de 200 fotos por classificar.

Claro que esta solução está longe de ser perfeita, e o primeiro defeito é a lentidão que o iPhoto pode apresentar ao abrir quanto carrega a Library onde as fotos são colocadas ao molho. Outro problema é a organização das tags (no iPhoto chamadas keywords). Eu fui mudando o meu método de classificação das fotografias e o que uso actualmente gera um número relativamente grande de tags mas parece-me que não tenho grandes alternativas.
Em termos de tags utilizo a seguinte organização
  • Todas as fotos têm uma tag com o nome de cada uma das pessoas que conheço e que surgem na foto (esta é a regra que faz o número de tags crescer).

  • Todas as fotos têm uma tag com o local onde foram tiradas (regra geral não vou mais longe do que o nome do local, não vou criar uma tag "casa do não sei quantos", basta-me o nome da terra).

  • Alguns eventos especiais também têm direito a tag, por exemplo: Ano Novo, Natal. Se bem que o nome do rolo e no caso das festas sazonais esta informação possa ser redundante

  • Certos subjects têm tags para as classificar, ex: paisagens, insectos, flores, etc...

  • Certas técnicas também têm tags, ex: Macro, Contra-Luz, etc...



A pesquisa também ainda tem muito a evoluir mas este sistema de tags juntamente com as classificações por data automáticas do iPhoto permitem-me encontrar qualquer fotografia em alguns segundos.
Toda esta conversa vem a propósito de ter encontrado um post no lifehacker que me lembrou do tema.

Sem comentários: