sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Fetch(g)mail

Já por diversas vezes pensei que valia a pena ter um backup da minha conta de gmail, das soluções que tenho visto até agora nenhuma me interessou muito. Finalmente encontrei uma forma de o fazer que me agrada, o facto de usar o fetchmail dá-lhe uma flexibilidade que permite uma automatização do processo. O tutorial está orientado para o Windows, mas o fetchmail é evidentemente multiplataforma e fácil de instalar e configurar (daí só se justificar mesmo o tutorial para utilizadores do windows).
Quanto à automatização a que me refiro não é a mesma que está no tutorial, mas aquela que se poderá fazer após isso, tal como arquivar o backup quando chegar ao fim de um ano ou ao tamanho de um DVD/CD por exemplo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Este artigo vai-me dar muito jeito, até porque a minha conta do gmail começa a ficar cheia!

Grande abraço!

Marco Lopes disse...

Fixe, é sempre bom saber que de vez em quando um destes links acaba por dar jeito a alguém!

Obrigado pelo comentário.

Anónimo disse...

Alguma solução deste género portable?

Marco Lopes disse...

Podes sempre ter um servidor IMAP com o dynamic DNS, e usas o fetchmail para trazer os mails para o servidor IMAP.
Já usei uma solução semelhante no tempo da narrow band em que o script de ligação à net arrancava com um outro script que fazia o fetchmail buscar tudo o que era mail, depois com o pine acedia ao servidor IMAP local onde os mails estavam, a diferença é que na altura nunca disponibilizei o servidor IMAP para fora da rede até porque tendo em conta o objectivo que era contornar uma ligação fraca e cara não faria sentido.

Já não me lembro exactamente como fiz, mas creio que não devo ter necessitado de muito mais do que o fetchmail howto!