quinta-feira, 2 de novembro de 2006

My Downloads

A pasta onde guardo os downloads é das "zonas" mais desorganizadas do meu disco, que, infelizmente, só por si já não é um exemplo de organização.
O problema é que ficheiros de todos os tipos se acumulam por ali sem critério, os browsers agora tendem a ter uma opção, irresistível para mim, que é a pasta default de downloads, onde coloca todos os ficheiros sem perguntar antes. Criar sub-pastas para tipos de ficheiros penso não ser boa opção porque claramente não vou estar a navegar para trás e para a frente pelo disco a cada download e as coisas iam ficar todas na mesma, sendo que assim pelo menos não tenho o trabalho de carregar no OK para confirmar que o ficheiro vai para o mesmo sítio para onde vão os outros todos, como acontecia antes dos browsers terem esta opção.
Para mim parece-me que existem duas soluções que poderiam funcionar e talvez reduzir um pouco o caos que se cria nesta directoria.

  1. Os browsers salvarem os ficheiros por default em directorias diferentes consoante os seus "file types", penso que existe um plugin para o Firefox que faz isto, já não o experimento há alguns anos mas na altura não funcionava nada bem.

  2. Outra solução menos prática seria a caixa de diálogo abrir sempre numa certa directoria e não memorizar a última para onde salvamos alguma coisa, dentro dessa directoria criar-se-iam então varias sub-directorias para os tipos de ficheiros. Esta solução implicaria mais um click do que a solução anterior.

Sem comentários: