sábado, 11 de novembro de 2006

Ferramentas de trabalho.

Mais um link para um dos sítios do costume. Desta vez é um artigo sobre ferramentas de trabalho. Algumas delas servem principalmente para resolver algumas questões relacionadas com a distância entre os vários colaboradores, mas outras parecem-me interessantes mesmo para aqueles que trabalham todos na mesma sala.

As duas soluções que me pareceram mais interessantes foram:

  1. O uso de um wiki para manter documentação e para servir de "memória" para as decisões tomadas. No artigo é sugerido o uso do MediaWiki, mas após alguma investigação pareceu-me melhor opção o PmWiki, que tem uma lista interessante de features, suporta plugins, skins e tem uma gestão de direitos mais elaborada e "user friendly" que o MediaWiki, e penso que para uso numa empresa a facilidade de limitação de leitura de alguma documentação a quem não deve é um factor muito importante, em oposição ao que acontece no MediaWiki que tem o seu desenvolvimento trilhado pelas necessidades da wikipedia que são claramente diferentes das requeridas para esta situação.

  2. O uso do Google Calendar para marcar férias. Numa pequena/média empresa ou num departamento numa empresa grande, a marcação de férias requer coordenação com os restantes colegas e é importante também saber quando é que um certo colega não vai estar presente. O uso de um aplicação tipo google calendar tem várias vantagens, tais como a possibilidade de notificações, consulta fácil e em qualquer lugar com um acesso à internet, facilidade de alteração, etc...

Sem comentários: