segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Mixer no gnome com SB Live

O meu PC já tem uns aninhos, a placa de som talvez ainda mais. É uma SB Live 5.1. Isto raramente é um problema para mim já que utilizo o OpenBox ou o Windowmaker mesmo em computadores mais recentes.
Hoje um bocado por acidente descobri que a "rodinha" para controlar o volume que está no meu teclado funciona sem que eu me tenha dado ao trabalho de a configurar. Infelizmente esta feature é grandemente prejudicada pelo facto de nem a mixer do gnome nem o volume.app controlarem o volume de som da minha placa.
Pus-me a investigar e finalmente encontrei a solução, que afinal é simples mas pode custar a descobrir.
Um bocado a provar que a linha de comandos é mais fácil do que qualquer ambiente gráfico, a solução que apareceu primeiro foi a do volume.app em forma de uma opção que é passada no arranque desta aplicação. Primeiro corri o alsamixer e alterei os settings todos até descobrir que o volume nesta placa (e com este driver) não é alterado pelo "master" mas sim pelo "wave". Daqui a descobrir o que fazer no volume.app foi um passo. Um simples:

$ volume.app -l
Mixer device: TriTech id 3 (EMU10K1)
Available sources:
1. Master volume (100%)
2. Bass (50%)
3. Treble (50%)
4. FM Synth volume (100%)
5. PCM Wave volume (100%)
6. PC Speaker (0%)
7. Line In level (0%)
8. Microphone level (0%)
9. CD volume (81%)
10. PCM Wave 2 volume (64%)
11. Input gain (0%)
12. Line In 1 (0%)
13. Digital In 1 (0%)
14. Phone input (0%)
15. Phone output (100%)
16. Video volume (0%)

Revelou que a source que eu necessitava alterar era a Nº10, daí foi só arrancar a aplicação com o seguinte parâmetro:

volume.app -c 10

Agora restava descobrir como fazer o mesmo com a mixer do gnome já que concerteza era o gnome-session que estava a fazer com que a "rodinha" do teclado funcionasse. Primeiro arranquei com o controlador de som do gnome. Como não estava a usar o gnome e sim o OpenBox fi-lo da seguinte forma:

$ gnome-sound-properties

Aqui foi onde perdi mais tempo pois não estava a perceber como funcionava o interface. Até que num momento de inspiração percebi que na lista que se encontra em baixo bastava selecionar a source que seria controlada pela mixer e o problema ficou resolvido. A opção que tive que selecionar foi "Wave" como se pode ver no screenshot.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tens um pequeno lapso neste post, dizes que tens uma placa gráfica SB Live 5.1. Não era para ser de som. Com tanto post não dá pa reparar em tudo não é verdade

Marco Lopes disse...

Obrigado pela correcção, evidentemente que queria dizer placa de som ou nada disto faria sentido :D
Não sei porquê 90% das vezes que quero dizer placa de som sai-me placa gráfica!