quinta-feira, 5 de abril de 2007

Só mesmo por acaso!

Tudo começou porque eu ia experimentar o iGTD, estive a ver as características do programa, as features, etc... Agradou-me!
Fui experimentar, fiz o download e descobri que o acompanhavam 2 plugins. Um para o incontornável Quicksilver, e que ainda tenho que saber como funciona, outro para uma aplicação da qual estranhamente nunca tinha ouvido falar, o iBackup.
Com um nome destes não sei como me escapou durante tanto tempo, mas entretanto estive a olhar para ela e tive uma agradável surpresa.
O iBackup permite criar profiles e escolher o que será guardado nos backups executados por esse profile. Permite fazer backup de configurações, de documentos, de aplicações, etc...
Funciona por plugins e permite automatizar a frequência com que se faz os backups.
Ora, comecei logo aqui a pensar em finalmente implementar uma solução de backups. A ideia neste momento consiste em criar dois profiles. Um mais simples que corre automaticamente e que gera um backup de cerca de 200MB, que pode ser movido à mão ou também automaticamente para o disco externo. O problema é que ainda não comprei um disco externo para substituir o anterior que se foi.
O segundo profile consistiria num backup mais completo, que inclui a minha lib do iPhoto e que rondará os 6G, esse só seria feito quando o disco externo estiver ligado. Em relação à este segundo profile subsistem ainda algumas dúvidas. Eu tenho um rsync a fazer um mirror da minha lib do iPhoto (não é bem mirror porque nunca se apaga o que já está no backup), e não estou ainda certo se o segundo profile é melhor que esta solução.
Entretanto por coincidência no lifehacker, publicaram um artigo sobre backups completos no mac.

Sem comentários: