sexta-feira, 27 de outubro de 2006

O que tenho instalado?

Nos comentários ao post de ontem sobre bookmarks surgiu uma questão interessante.
O software que temos instalado na nossa máquna, qual é ele? Aparentemente uma solução comum é guardar os "instaladores" em disco ou em CD's/DVD's. A questão que surgiu ontem é que, exceptuando o caso de alguns poucos softwares de maior dimensão que não têm releases tão frequentes, no caso dos restantes acabamos por não utilizar a versão que nos ocupa espaço em disco ou nos obrigou a gastar um CD/DVD e está a ocupar o espaço físico que poderia servir para algo mais útil, optando por ir buscar a última versão à internet.

Este problema que também eu estou longe de resolver fez-me pensar numa solução que, tanto quanto sei, não existe.
Antes de mais coloca-se a pergunta: Qual a verdadeira diferença entre as chamadas "pastas" nos bookmarks ou as pastas no filesystem, ou no cliente de e-mail? Na prática nenhuma! O que me levou a pensar se uma solução semelhante ao Mail Act-on não seria o ideal para os bookmarks no browser e ao mesmo tempo para o software que guardamos e que serve de lista para nos lembrarmos de ir buscar as últimas versões.
Imaginem um software que permite definir combinações de teclas que permitem a criação de bookmarks em pastas diferentes, possívelmente lhes apliquem TAGS ou até os marquem com uma cor diferente! Para além da organização rápida dos bookmarks no momento em que se faz o bookmarks sem ter que andar à procura de pastas, permitir-nos-ia criar um shortcut para colocar o site onde estamos actualmente a fazer o download numa pasta que serviria de lista de software, com um só toque no teclado (em pelo menos duas teclas, claro).
Parece-me uma solução interessante, vou tentar descobrir se existe algum software que faça algo parecido, talvez em forma de plugin para o Firefox ou algo do género... estou aberto a sugestões de alguém que conheça soluções semelhantes a esta ou não!

Sem comentários: