quarta-feira, 4 de julho de 2007

Os cabos, ai os cabos...

Nesta minha arrumação resolvi não mexer nos cabos que rodeiam a minha mesa, para evitar que essa tarefa consumisse todo o tempo que é suposto ser utilizado para remover tralha. Mas os cabos são um dos problemas que sempre me perseguiram, e penso que também a qualquer pessoa que tenha um sistema informático um pouco mais complexo (ou mesmo simples). Hoje ao seguir alguns links num dos artigos referidos num dos meus posts anteriores dei com isto. Tudo o que tenha a ver com reduzir a confusão causada pelos cabos é de experimentar.

3 comentários:

António Soares disse...

O site lifehacker.com tem dois artigos que acho interessantes para combater esta praga:

Um aqui e outro aqui.

Em ambos os casos conseguiram-se resultados bastante bons... Eu pessoalmente vou testar o segundo assim que tiver tempo... :)

Marco Lopes disse...

O sistema utilizado para esconder os cabos no segundo link eu já conhecia, há uns anos atrás um amigo meu (que também está neste blog apesar de só ter escrito um post logo no princípio) implementou essa solução, não sei se ele ainda a usa, mas pareceu-me excessivamente trabalhosa e não creio que tenha acabado por resultar muito bem.

Eu actualmente tenho uma mesa com uma espécie de prateleira em baixo onde ficam todos os cabos, transformadores e tomadas. De cada lado da mesa, por trás dessa prateleira há um buraco para os cabos passarem para a traseira da mesa, os pés da mesa também são ocos e têm um buraco em baixo e em cima para os cabos irem do chão para a prateleira sem grandes complicações. Para manter os cabos escondidos é excelente, para mudar ou remover cablagem já não é tão bom, se calhar também porque eu deixei aquilo desorganizar-se mais do que devia.

Hugo Cordeiro disse...

Ainda uso a tábua de madeira atachada verticalmente á parte de trás da minha mesa de trabalho, apesar de já ter mudado o layout significativamente umas 4 ou 5 vezes, a fórmula inicial perdura. Obviamente que ter as coisas arrumadas dá trabalho, e se prendes os cabos, terás que os desprender quando os quiseres tirar... o que dá ainda mais trabalho. Esse é o ponto crucial de qualquer sistema de arrumação... é que há peças que são bastante móveis (tais como o carregador do laptop ou do telemóvel) e essas têm que ficar num estado que seja simultâneamente integrado com a restante arrumação, mas acessíveis e facilmente utilizáveis fora desse contexto... e esse foi o meu maior dilema... ainda hoje luto com isso.

Claro que quando coloco lá um router não penso em tirá-lo de lá tão cedo, mas ainda no fim de semana passado passei de adsl da clix para fibra óptica da tvtel e toda a arquitectura de rede mudou consideravelmente, e o router que tenho atachado atrás da mesa deixou de fazer a sua função, o que significa que terei que mudar o layout de cabos mais uma vez!

A parte boa de ter os cabos arrumados é que além de bonito (por oposição ao feio dos ninhos de cobras que muita gente têm por baixo das mesas de trabalho) é limpo porque não acumula pó, e dá algum gozo montar... quase como se fosse um puzzle em que temos cabos que se podem cortar e cabos que nem pensar, nesses temos cabos grandes demais e cabos pequenos demais, nos grandes demais temos que arranjar forma de os encolher... pessoalmente dou voltas ou zigzags com eles pela mesa, já os mais pequenos... enfim... alguns ficam oblíquos, outros exigem reposicionamento do hardware.

Na minha última montagem foquei a atenção apenas no sistema de power para que possa ter tomadas suficientes, suficientemente acessíveis, suficientemente escondidas, que escondam os transformadores e que tenham espaço para enrrolar os cabos grandes; na ups; e na infraestrutura de rede...