terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Hate is int the Air

Aparentemente um sinal da crescente popularidade da Apple, é o facto de esta cada vez ter mais haters, algo que até aqui era quase um exclusivo da Microsoft.
Um dos alvos preferidos desta nova espécie tem sido o Macbook Air que, a fazer lembrar a indignação dos utilizadores de PC quando a Apple deixou de colocar leitores de disquete nos computadores novos, aponta agora o desaparecimento da drive óptica mas desta vez com extra-raiva.

A questão que se coloca aqui é que o facto de o Air só suportar leitores ópticos externos não é grande novidade, já vários computadores portáteis fizeram o mesmo, alguns já há muitos anos como por exemplo a Toshiba com o portegé. Não podia, claro está, deixar passar esta oportunidade de dizer as esses novos Apple haters, vamos lá todos então odiar a Toshiba.

Em relação à possibilidade de desaparecimento das drives ópticas dos computadores num futuro próximo, só tenho a dizer que já é raro usar qualquer das minhas. No caso específico da Apple cada vez faz mais sentido poupar o espaço e o custo desse tipo de drives já que a própria Apple Store disponibiliza músicas, séries televisivas e filmes para venda e aluguer. Só sobra assim o software para ser transportado em meios ópticos. Nada que não se resolva! Eu próprio já comprei softwares que são descarregados da internet e que nunca chegam a passar por nenhum meio físico entretanto.
Para juntar à festa, as flash memory estão cada vez maiores, mais baratas e são mais fáceis de gravar e regravar do que os suportes ópticos.
E tendo em conta que até o SO eu já instalei a partir de um iPod (quem diz iPod pode dizer uma flash com uns quantos gigabytes) só tenho a dizer que não me parece que vá sentir muita falta das drives ópticas... especialmente quanto for pagar menos €500 para não ter blue ray.

Sem comentários: