domingo, 16 de dezembro de 2007

You'r a... git

Já tentei várias vezes, todas elas sem grande sucesso utilizar algum sistema de controlo de versões. Existem vários motivos que levaram a que essas tentativas não tenham tido sucesso.
Primeiro tentei implementar o CVS, não só os meus conhecimentos do CVS contribuiram para que nunca chegasse a bom porto, como a resistência daqueles que "não têm tempo" acabou por enterrar de vez a ideia.
Mais tarde, quando ouvi falar pela primeira vez de um fork do CVS chamado Subversion voltei à carga, de novo foi um falhanço pelos mesmos motivos do anterior.
Desta vez estou a tentar o git, já consegui com algum sucesso colocar um repositório em funcionamento, para a minha maneira de ver as coisas, parece-me mais intuitivo e foi mais fácil perceber a lógica por trás daquilo. Já consegui colocar isto em andamento num dos projectos em que estou envolvido, vamos a ver se nos outros a tal "resistência" não leva a melhor.

Para compreender e conhecer este git, alguma documentação deu uma grande ajuda, por exemplo este tutorial muito sucinto e straight to the point. O Git in a Nutshell é um pouco mais extenso mas também deu uma grande ajuda.
Agora vou ver como é que o emacs se porta com o git mode.

2 comentários:

Anónimo disse...

O git é o mais completo de todos.

Experimenta o mercurial! É simplesmente brilhante!

Gothic disse...

Um dia há-des experimentar..

www.bazaar-vcs.org (ou bzr no Ubuntu).