quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Still a git...

Continuo com o git, andei a ver várias páginas no site do bazaar que não conhecia (o mercurial já conhecia) e tomei conhecimento a partir de um comentário no post anterior sobre o git, houve coisas que me afastaram do bazaar, por exemplo na página de comparação com o git diz "Directories are branches, not branch containers", uma das coisas que me agrada muito no git, o facto do bazaar ser feito em python que apesar de ser uma linguagem que me agrada bastante e que lhe permite um crescimento rápido em comparação com o git (se bem que pelos vistos numa direcção que não é a que mais me agrada) mas que digam o que disserem não terá a performance de uma aplicação em C.

Nos servidores como uso o gentoo basta fazer o emerge para ter uma versão 1.5.3.x do git, mas no meu desktop ubuntu ainda só está disponível a versão 1.5.2.x, como o git é uma aplicação em forte desenvolvimento, existem algumas features importantes na versão 1.5.3 que não estão disponíveis na 1.5.2, e como a documentação está bastante actualizada ao contrário do que pensei inicialmente (regra geral a documentação anda sempre umas versões atrás) estava sempre a esbarram em coisas que não funcionavam como descrito. Quando me apercebi do motivo fui tentar ver o que encontrava para ter a versão 1.5.3 no ubuntu e descobri esta página que explica como o fazer. No entanto a versão que é usada já não se encontra no servidor (http://ftp.debian.org/debian/pool/main/g/git-core/git-core_1.5.3.5-1.dsc). Por isso fui à directoria confirmar as versões disponíveis e descobri que a mais recente é a git-core_1.5.4~rc0-1.dsc mas esta falhou a compilação porque parece que necessita de um patch para conseguir passar um dos testes. Depois tentei a versão git-core_1.5.3.7-1.dsc que também falhou com um erro pouco explícito e sobre o qual não consegui descobrir muita coisa. Finalmente acabei por conseguir com a versão git-core_1.5.3.6-1.1.dsc, para aqueles que não precisem de integração com o SVN aconselho a usar a flag NO_SVN_TESTS pois estes testes demoram algum tempo (e num dos computadores onde compilei falhou um destes testes):

NO_SVN_TESTS=1 sudo dpkg-buildpackage -rfakeroot -us -uc

Já agora relembro que apesar de nos exemplos não haver "sudo"s pelo menos os passos 1, 4 e 5 precisam dele (no meu caso o passo 2 precisou pois estava a escrever em /usr/local/src).
No final é só instalar os .deb que são gerados.

Já agora aqui fica o vídeo da palestra que o Linus deu no google tech talk sobre o git:

Sem comentários: